Rembrandt e a maior foto digital do mundo de uma obra de arte

Um projeto de restauração reuniu Rembrandt e a maior foto digital do mundo de uma obra de arte. E tudo isso começou com o projeto Ronda Noturna. Isso porque esse é o nome da famosa obra do pintor. Consequentemente a obra está exposta no Rijksmuseum na Holanda. Esta é a maior e mais detalhada foto já tirada de uma obra de arte. Isso porque ela tem 717 gigapixels ou 717.000.000.000 pixels de tamanho.

Para conseguir a foto muita tecnologia foi necessária. Isso porque a equipe usou uma câmera Hasselblad H6D 400 MS de 100 megapixels. E tudo isso para fazer 8.439 fotos individuais medindo 5,5 x 4,1 cm. A inteligência artificial também foi usada. Afinal somente ela para juntar essas fotos menores para formar a grande imagem final. E finalmente a foto ficou com um tamanho total de arquivo de 5,6 terabytes.

Rembrandt e a maior foto digital do mundo de uma obra de arte na operação Night Watch

A Operação Night Watch é o maior e mais abrangente projeto de pesquisa e conservação da história da obra-prima de Rembrandt. Isso porque, seu objetivo é a preservação a longo prazo da pintura, segundo o museu. Assim, além da fotografia o projeto encontrou novas pistas na obra de Rembrandt.

fonte: rijksmuseum

Foram 10 descobertas realizadas. E isso só foi possível com auxílio de inteligência artificial. Contudo, a pesquisa não para. Logo, outras descobertas ainda podem surgir.

Rembrandt o pintor

Rembrandt Harmenszoon van Rijn é o nome do pintor. O artista seria um membro do barroco e da pintura do século de ouro nos países baixos. Rembrandt apresenta o jogo de claro e escuro em sua obra. Por conta disso o artista teria sido influenciado por Peter Paul RubensCaravaggioTiciano VecellioAdam Elsheimer e o Caravagismo.