Estrutura exposta é a nova instalação no Ema Klabin

Estrutura Exposta é a nova instalação no Ema Klabin no educativo Casa Por Dentro Casa Por Fora

Você vai ver que Estrutura Exposta é a nova instalação no Ema Klabin. Isso porque, a obra de arte contemporânea da artista Marcia Pastore é uma atração do Casa Por Dentro, Casa Por Fora. Assim, na proposta você pode conhecer o espaço da casa e seus jardins, além de interagir com a obra.

Instalação da artista Marcia Pastore exposta no Jardim da Casa Museu Ema Klabin projetado por Roberto Burle Max. Foto Marcelo Arruda.

O educativo da Casa Museu Ema Klabin realiza a visita “Experimentando o Museu – Casa por Dentro, Casa por Fora”. O educativo propõe atividades de interação com a obra “Estrutura Exposta” da artista Marcia Pastore. Assim, o visitante encontra a obra exposta no jardim do museu, projetado por Roberto Burle Marx.

A Casa Museu Ema Klabin

A Casa Museu Ema Klabin é uma instituição sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal. A arquitetura da casa é um convite especial para quem o assunto. Isso porque, o arquiteto Alfredo Ernesto Becker utilizou elementos clássicos entre outras inspirações. E assim, você confere como os arcos plenos nas portas e janelas externas desenham um conjunto inesquecível. Dessa forma, a casa não tem um estilo definido, mas possui elementos modernos. E tudo isso ocorreu em meados da década de 50, quando começou os trabalhos e a obra. E veja só esse croqui do Burle Marx da casa com o jardim imaginário. Para ver mais clique aqui.

E o museu é super bem localizado. Isso porque ali próximo estão o MUBE – Museu Brasileiro da Escultura e o MIS, Museu da Imagem e do Som. Assim, programe sua rota cultural recheada de exposições e visitas a esses museus de São Paulo.

Acervo da Casa Museu Ema Klabin

O acervo do museu é gigantesco. Isso porque há uma infinidade de gravuras, porcelanas e outros objetos de arte que você pode consultar aqui. Afinal são 1656 itens de 322 autores. Se preferir, você pode baixar um e-book que fala sobre a história da coleção. É uma reunião de coisas boas sobre a cultura brasileira e influência européia da época.

Professores de educação infantil e ensino médio possuem um ativo precioso para suas aulas. Afinal, a coleção gera inúmeras oportunidades de aprendizado. Assim, professores podem construir aulas a partir da casa museu e de seu acervo.

Estrutura exposta é a nova instalação no Ema Klabin

Sobre a coleção de porcelanas há uma verdadeira história do Brasil e do mundo. Isso porque existe na coleção peças trazidas por Dom João VI. Portanto, você vai conhecer peças da época da chegada da família real portuguesa ao Brasil.

Um dos objetos mais curiosos é o caderno de receitas de Ema. Isso mesmo, imagine um caderno de receitas de antigamente. Assim, você pode encontrar receitas típicas de outras culturas. Por exemplo, você lê a receita de borscht e cenouras acridoces. E ainda, lê sobre receitas de blintzes e outras delícias.

Como visitar esse museu de São Paulo

Rua Portugal, 43
Jardim Europa
São Paulo, SP – 01446-020

Fonte de informações e fotos: Casa Museu Ema Kablin.